domingo, 22 de fevereiro de 2015

Arte Ndebele - Esther Mahlangu


Esther Mahlangu nasceu no dia 11/11/1935 e vive na aldeia de Weltervre de na Província de Mpumalanga. Ela é uma mulher notável, que contra todas as probabilidades, e viajou exibiu no exterior em 1989 (Les magiciens de la terre), na França. Ela foi a primeira artista da etnia Ndebele que transpôs os murais pintados nas paredes das casas de sua comunidade, para as telas e levou o seu trabalho para outros públicos. A artista começou a ganhar visibilidade após um grupo de pesquisadores franceses conhecerem seu trabalho em 1986. Em 1989 Esther viajou até Paris para criar os murais da exposição “Magiciens de la Terre”, e a partir daí virou sensação: fez trabalhos pra diversos museus e outros edifícios públicos, desenhou pra BMW e para a Fiat. Essa artista notável aprendeu desenhar e pintar aos 13 anos de idade com a sua avó no período do enclausuramento.


Esther esteve no Brasil em 1999 a convite da Melissa, para participar do São Paulo Fashion Week. No evento foi lançada a nova coleção da marca a  “Afromania” que leva as cores, traços e padrões de sua pintura.


Apesar da idade avançada a artista continua divulgando as suas obras e expondo suas magníficas telas, pintura automobilística e casas.


Autora: Rainna Tammy