Constelação familiar na Era capitalista



A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica cientificamente comprovada e desenvolvida pelo psicoterapeuta e cientista Bert Hellingher através da qual é possível identificar, solucionar problemas e conflitos internos de cada indivíduo e da sua família.
O desalinhamento energético é conhecido como Maldição Familiar devido fato vir manifestar ou ser repetido por alguém da família.  Mas psicoterapeuta alemão Bert Hellinger após pesquisar tal fato comprovou que não é nenhuma maldição hereditária, porém o desequilíbrio energético presente no genes. Herdamos através dos nossos pais e ancestrais toda a carga morfogenética (morfo=forma) e não damos conta dos padrões, das crenças e até mesmo das repetições de estórias dentro da nossa família.
No mundo contemporâneo globalizado há grande desafio na sociedade famíliar. O patriarcalismo tem o Sol, representando o homem como chefe da família, a Lua, o satélite natural da Terra representando a mãe, os filhos representam os Planetas, os vizinhos, colegas e parentes representam Asteroides.  Essa analogia simbolizam os valores e a base familiar
Os pais precisam trabalharem cada vez mais para sobreviverem e os filhos mantém distanciados do afeto, da atenção e do diálogo. A mãe esgotada com muitos afazeres fora do lar, aparece a noite quando o Sol se pôs e os seus filhos estão dormindo. Ninguém tem tempo, ninguém tem paciência, nem atitude para refletir sobre tal fato.
Para suprir tal ausência, os pais doam presentes e liberdade desenfreada. Isso tem desencadeado crise e decadência na sociedade familiar. Os comportamentos desenfreados, os conflitos, os transtornos de conduta e o sistema capitalista contribui para uma situação caótica familiar.




O ser deixou de ser humano e tornou máquina do prazer ilusório. A nuvem escura esconde o brilho do Sol, a eclipse lunar aos poucos encobre a beleza dos céus e as estrelas aos poucos estão morrendo. A constelação familiar tem sido algo preocupante para um mundo futuro.
O psicoterapeuta alemão Bert Hellinger criou técnica que venha despertar a atenção da família e tratar tais conflitos.
O indivíduo poderá herdar genes de enfermidade psicossomática, vícios, manias, disfunção sexual, distúrbio psicológico, separação conjugal, perturbação mental, gaguez, insônia, transtorno de conduta e outros valores dos seus antepassados. 


Um filósofo e Psicoterapêutico criou técnica capaz de quebrar os círculos viciosos. Essa técnica pode ser individual ou em grupo a fim de disciplinar o ego. Essa técnica terapêutica conduzirá a um novo caminho de mudança interior e de superação após a investigação histórico familiar.
A Constelação Sistemático Familiar é um método psicoterapêutico recente, com abordagem sistêmica não empirista, ou subjetiva, desenvolvido pelo alemão Bert para alinhar pensamento  e sentimento.
O trabalho de constelação familiar é uma oportunidade de identificarmos de forma consciente o que está acontecendo com o sistema familiar, podendo assim resolver os conflitos a partir da escolha interna de cada um.

Autora: Iney Lúcia
________________

HELLINGER, Bert; HOVEL-Verlag, Gabriele Ten. Constelação familiares: o reconhecimento das ordens do amor. - [Tradução: Eloisa Giancoli Tironi/Tsuyuko Jinno-Spelter] - São Paulo: Cultrix, 2001, p. 12 - 76.

BACO, Marc. As facetas das constelações familiares.- [Tradução: Susana da Silva Rodrigues], 2016. https://books.google.com.br/books?isbn=1507138008




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As preciosas e belas bonecas negras

Guardiões do Tempo-espaço