Pais órfãos de filhos vivos

 
                                         
Os jovens são sonhadores e a maioria pensam em casar, ter estabilidade financeira e ter filhos. Mas a realidade é bem diferente. Num país capitalista precisa da força de trabalho da população.  Os trabalhadores precisam trabalhar dobrado para sobreviverem. Alguns conseguem oferecer um conforto material melhor para família, mas esquecem de oferecer atenção, carinho a família e esquece de auto amar, esquece do lazer, esquece de ser grato, esquece de Deus e lembra apenas dos momentos. Não tem tempo para ouvir o seu interior, não tem tempo ouvir e dar atenção aos filhos, mas conseguem ficar no Smartphone e no celular diariamente.
Se os pais ainda estão com aparência jovial e estabilizado financeiramente são lembrados porque ainda depende da mesada como complemento. Os pais idosos aposentados ou beneficiados com ajuda de custo do governo são obrigados a fazer empréstimo como complemento para sobreviver e os filhos acabam sugando parte do dinheiro. A partir do momento que os pais mergulham na dívida e não tem como ajudar os filhos e netos tornam invisíveis e esquecidos. Se os pais têm a sua casinha para morar os filhos e netos decidem colocar num asilo, alugar o imóvel, usufruir do aluguel ou tomar posse dos bens e vai morar no imóvel. 
Às vezes a briga por causa de bens materiais entre os filhos começam antes dos pais morrerem. A situação conflituosa familiar leva o idoso ou a idosa a depressão e se tornar vítima do câncer. Com a imunidade reduzida poderão ficar enfermos por causa dos desgastes e desequilíbrio emocionais.

A Lei 10.741/2003 – (Estatuto do Idoso atualizado) é bem elaborada, mas raramente entra em ação em pró do idoso porque as pessoas próximas têm medo de denunciar. Alguns dos crimes mais comuns segundo o ranking de violência contra idosos sendo mais de 60% dos casos por abuso financeiro, 42% dos casos sofre a violência física e outros tem os bens patrimoniais apossado pelos filhos. 
No Brasil as mulheres idosas que tornaram chefe de família e trabalhou fora são maiores vítimas de abandono. Aquele filho que desejou ter e oferecer um amor incondicional abandona os pais de forma fria e cruel. Os ancestrais e os pais que desencarnaram são esquecidos e eliminados da história familiar. Sempre que visitei um lar de apoio ao idoso perguntei a eles: Do que eles estavam mais  precisando no momento e surpreendi quando a maioria dizia: Gostaria estar no seu lar recebendo apoio da família. Eles precisam de alguém para conversar, de alguém que possa ouvir a sua história, precisa de receber um abraço, de um sorriso e de carinho. O idoso está sempre esperando pela visita e pelo abraço dos seus filhos. Os dias vão passando e seus filhos não aparecem porque estão ocupados demais para visitá-los, sem paciência para caminhar juntos, sem tempo para trocar ideias e ver os pais com ideias ultrapassados. A pessoa colhe o que planta.


Qual é valor de uma vida humana? Já visitou seus pais? Já abraçou o seu pai e a sua mãe hoje? Já ofereceu um dia para conversar com eles? Já agradeceu a Deus pela existência dos seus pais? Só você existe hoje porque eles permitiram e deram muito amor. Seja gratos aos seus país biológicos ou pais do coração. Semeie o amor, a gratidão, a generosidade, a alegria sem esperar o retorno para seja feliz na Terra. Procure analisar e refletir as ações e atitudes do dia a dia para que não venha sofrer consequências radicais. Honre o seu pai, a sua mãe e seus ancestrais por todos os séculos. Quem não consegue amar e honrar os pais terrenos não consegue amar o Deus Criador e nem auto amar. Não adianta praticar a caridade e falar de amor fraternal na sociedade se não consegue honrar os pais, pois a obra torna morta. Deus tem os olhos que tudo vê, pois Ele conhece a identidade de cada ser humano através dos olhos, do coração e das ações.
As pessoas têm medo de envelhecer porque já sabem o que pode acontecer com um idoso ou uma idosa. Um idoso não tem liberdade, um idoso é desrespeitado, um idoso é um intruso na família, um idoso não é valorizado pela sociedade. No Brasil uma pessoa acima de 60 anos de idade é considerada idoso, inválido que anda curvado com uma bengala com prioridades mínimas conquistadas na sacola.
A Lei tem que ser revisada sobre a idade para se tornar um idoso. A idade 60 a 70 anos é a melhor idade do ser humano porque conseguiu várias experiência terrena, pois o que não pode fazer enquanto jovem consegue por em prática e realizar os desejos. A idade 71 a 80 anos ciclo da boa vivência, dançar, viajar, ampliar as amizades e prestar trabalho social  A idade 81 a 90 o ser humano torna idoso. É um ciclo de reflexão, querem estar com a família como orientador, coloca em prática a religiosidade, sente a necessidade de fazer artesanato ou tocar instrumentos musicais como terapia e querem ser prestativos no seio familiar. A idade de 91 a 100 anos o mais idade é o renascimento da infância na memória do idoso. Nesta fase o idoso é merecedor do amor integral familiar e da sociedade.



Somente, uma conscientização geral poderá trazer mudança e um novo olhar nas pessoas idosas. Toda pessoa idosa deve ter o direito de terminar o seu ciclo de vida com dignidade, amor, respeito e alegria no coração.









Autora: Iney Lúcia

Denuncie - Disk 100 ou 190

Centro de Apoio a Vida (CVV) - Ligue 141

Idosos órfãos de filhos – 17/11/2016: https://youtu.be/6dewMESBGMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As preciosas e belas bonecas negras

Constelação familiar na Era capitalista

Guardiões do Tempo-espaço