A Realidade da Educação no Brazil
A qualidade de ensino no Brasil é precária. Diversos
fatores têm contribuído para essa decadência educacional. A família que não
acompanha os filhos nesse período de aprendizagem, docentes desqualificado para
atuar na profissão e os discentes desmotivados não querem aprender a aprender.
A avaliação educacional em larga escala nos sistemas
públicos de ensino no Brasil é um fenômeno recente, iniciado na década 90, com
a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Foi criado
com o principal objetivo de ser um instrumento para que a gestão melhorasse a
qualidade da educação. Anualmente é aplicado um teste padronizado de
rendimento, na maioria dos casos de matemática e língua portuguesa brasileira,
enquanto que outras disciplinas são descartadas de uma avaliação a nível
nacional. Através das notas são classificadas as melhores escolas públicas.
O Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP) foi
outro projeto de uma instituição privada de São Paulo criado com objetivo de
atingir melhoria no ensino aprendizagem onde é aplica simulado específico para
as diversas fases do processo educacional:
Ensino Fundamental I: são aplicados para alunos dos
4º e 5º anos;
Ensino Fundamental II: são disponibilizados dois
ciclos de avaliação por ano, com questões de todas as disciplinas da Coleção
Padrão;
Ensino Médio: exames de seleção, simulados preparando
para o ENEN. Essas avaliações preparatórias visa fortalecer os conhecimentos do
aluno do Ensino Médio e aumentar sua confiança para a realização dos exames de
seleção.
Pré-vestibular/ENEN: conteúdos aprofundados,
atualizados e compatíveis com o que há de novo em educação. O projeto deu certo e a procura para um jovem ingressar nessa instituíção é grande. Quem pode pagar por uma qualidade melhor de ensino-aprendizagem tem mais oportunidades de um mundo melhor.
Durante o decorrer da vida, o individuo desenvolve
diversas competências, não apenas no ambiente escolar ou pela aprendizagem
formal, mas também por meio da interação com colegas, famílias e sociedade.
Cada competência é formada por um conjunto de
conhecimentos e habilidades mobilizados para executar uma ação. Portanto, uma
pessoa com alto nível de competência apresenta conhecimentos e habilidades
variados. Mas as autoridades não querem preparar cidadão crítico e com
conhecimento holístico porque é perigoso e ameaçador. Os dominantes querem uma
população passiva e robótica.
As escolas públicas brasileiras já foram de
excelente qualidade no ensino-aprendizagem e no preparo de um cidadão. Os
filhos das autoridades e da população da elite estudavam em escola pública.
Atualmente a escola pública de nível básico é para os filhos dos trabalhadores. Ideias que os dominantes têm sobre a população trabalhadora de mantê-lo sem uma educação qualificada. Para que investir na educação de qualidade? Mudar para quê? Deixa como está, pois será fácil de manobrar e enganar uma população que permanece na ignorância...
A escola pública não é gratuíta porque cada brasileiro paga o seu imposto e os seus tributos para usufruir e gozar dos benefícios. A final todos têm os seus sonhos...
A escola pública não é gratuíta porque cada brasileiro paga o seu imposto e os seus tributos para usufruir e gozar dos benefícios. A final todos têm os seus sonhos...
Para melhorar a qualidade de
ensino-aprendizagem deriam avaliar anualmente todos os profissionais da
educação mesmo sendo efetivo, oferecer um prêmio incentivo para aqueles
profissionais de destaque e cursos de aprimoramento para aqueles que não foram
eficientes ou a sua nota avaliativa não foi satisfatória. Não é apenas os discentes
a serem avaliados, mas o todo.
As aulas nas redes públicas deveriam ser integrais
aumentando assim a carga horária. Fiscalização e cobrança das cargas horária a
serem cumpridas nas escolas. Atualmente a carga horária nunca foi cumprida,
fica apenas no papel e as reposições nunca são feitas.
Tudo no Brasil se faz de conta que faz.
Às vezes implantam modelo de projeto educacional de
países centrais num país periférico. A realidade é totalmente diferente. Temos
que criar o nosso próprio modelo educacional eficiente que possa reduzir o
número assustador de Analfabetismo Informal.
O brasileiro tem que parar de copiar as fórmulas de outros países. Todos nós temos potencial para criar e colocar em ação. Somos deuses
criadores.
Autora: Iney Lúcia
Fonte de Pesquisa:
Não tem como ficar calado(a) diante da situação caótica da educação no Brasil: https://youtu.be/QqhNRMYyVVM
Não tem como ficar calado(a) diante da situação caótica da educação no Brasil: https://youtu.be/QqhNRMYyVVM
Educação pública: https://youtu.be/_17tzxUcuUg
Pedagogia: Cotidiano Escolar: https://youtu.be/P5LRa8P6-Qk
Poliedro – SP: https://youtu.be/_nsUGDv1sLQ
Valorização profissional federal: https://youtu.be/WPcqmyMBYP8
Família-escola: https://youtu.be/IzrIzmljI4Q
Família-escola: https://youtu.be/IzrIzmljI4Q
Escola pública de Cocal – Piauí: https://youtu.be/fr09Quwx9zw
Prova de fogo
no ensino público: https://youtu.be/EigUj_d5n80
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