Os garimpeiros e os fazendeiros incentivados por alguns políticos invadem as reservas indígenas brasileiras


O incentivo do presidente nas terras indígenas para a exploração do minério é uma agressão severa contra o ecossistema e a vida humana. O presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro quer legalizar o garimpo nas terras indígenas e apoiar a agropecuária na Amazônia. Isto é uma declaração de massacre e extermínio dos povos nativos brasileiros. A exploração de ouro tem atraído milhares pessoas do mundo para esse trabalho irregular e ilegal.

Doco Takakire - Desmat. - garimpo - Bacia Xingu 
Foto: Lucas Landau/Rede Xingu/BBC News Brasil

Uma pesquisa ainda inédita da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou contaminação por mercúrio entre indígenas yanomami. De acordo com o estudo, 56% apresentaram índice do metal acima do limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Uma criança de três anos de idade que teve seu cabelo analisado e apresentou um índice de 13,87 microgramas, sete vezes mais que o limite da OMS e mais de duas vezes maior que o índice de tolerância biológica.
Amazônia, Roraima, Pará e Mato Grosso existem a invasão terras, a exploração de ouro nas reservas indígenas, desmatamento pelos madeireiros e queimadas. Os incêndios nas florestas são atos criminosos, os desmatamentos vêm eliminando vidas e os recursos naturais estão desaparecendo. Após a pressão de países internacionais o presidente Jair Bolsonaro resolveu enviar exército na ajuda no combate os incêndios da Amazônia, o pulmão da humanidade. Se ele cortou verba do exército e alimentação, como é que exército com fome vai combater os incêndios que devastam a fauna e flora?  Estamos respirando fumaça e presenciando o enorme prejuízo ambiental.
Os nativos indígenas brasileiros como irão ficar diante desta calamidade se as casas deles são as florestas? O presidente Jair Messias Bolsonaro leva para ONU uma indígena urbana Ysani Kalapalo nascida na aldeia Tehuhungu - Parque do Xingu-MT para representar mais de 300 etnias indígenas que a mesma desconhece para dizer ao mundo que não existe queimadas e que os índios querem trabalhar na exploração do ouro. A indígena urbana alienada traiu as nações indígenas ao defender a política obscura e perigosa do presidente.


Que discurso ideológico magnífico de Bolsonaro no dia 24/09/2019! Combate o socialismo, porém aprova um governo ditatorialismo e o neofascismo.
O Brasil continua sendo uma colônia, apenas mudou de dono. Atualmente somos colônia dos United States of America. A independência do Brasil está apenas no papel, nossos direitos são limitados e estamos sob o domínio de USA. Atualmente vivenciamos uma ditadura aterrorizadora no poder político e agrava para um holocausto de seres vivos no Brasil. Temos um governo perigoso que conduz o país para um declínio severo. O nosso fim será pior do que Venezuela, Chile, Bolívia e Argentina se algo não for feito de imediato. Somente os que estão com os olhos vendados e alineados aprovam a política de Bolsonaro.

SOS - queimadas no Brasil - 83% 01/01 a 19/08/2019 
Foto: Nacho Doce/Reuters/BBC New Brasil




O desmatamento do Amazônia e a legalização da extração do ouro simbolizam o fim do Paraíso Amazônico, o extermínio da fauna e da flora será incalculável. O Estado de Mato Grosso já faz parte da estatística de desmatamento, exploração de metais e pedras preciosas. A espécie humana cada dia que passa encontrará novos desafios para sobreviver. O presidente Bolsonaro é ousado e atrevido, abraça projetos perigosos e joga fora as oportunidades que surgiram.
Segundo Bolsonaro a sua principal meta é combater a fome, a pobreza, manter os indígenas nas suas reservas protegidas, oferecer boa educação e emprego. Tudo isso é ideologia para ganhar credibilidade da população. As pessoas de consciências expandidas conseguem ver a decadência socioeconômico e a incompetência deste governo. Sabemos que o país está num processo de transição geopolítica que exige mudanças para inovar. Mas desenvolver como? Onde estão os projetos inovadores? Vejo apenas o Brasil perdendo credibilidade, bagunça política, aumento de violência e a população mais pobre...



Eu como historiadora, defensora do ecossistema e das vidas que nela há, declaro preocupada com o Agora e o futuro do Brasil.
A aprovação de 63 agrotóxicos totalizando 339 defensivos são produtos usados nas agriculturas. Eu moro em Mato Grosso já presenciei inúmeras queimadas irregulares e aplicações de agrotóxicos nos plantios de soja e milho tanto na zona urbana quanto na zona rural. Na cidade de Sinop o plantio de soja e milho está menos de cinco minutos do centro da cidade, próximo da construção do futuro shopping.  As aplicações de venenos contaminam o solo, os rios, as alimentações e os seres vivos. 
 O ano de 2019, a queimada atingiu mais de 80% na região da Amazônia, Pará, Mato Grosso e outros Estados. O governo para mantenha ileso de culpa lamenta para para população que o seu governo está sendo perseguido pela oposição, os países internacionais estão de olhos na flora da Amazônia, no nosso ouro e pedras preciosas. Também argumenta que é apocalipse, castigo de Deus, está escrito na bíblia. Porém, o escolhido de Deus veio defender o seu povo, devolver a paz social, aproveitar dos recursos naturais da Terra como o ouro, as pedras preciosas para diminuir a pobreza e a miséria no país. Também tem como meta legalizar a exploração de outros minérios.


A humanidade envenenada sem remédio e sem assistência médica com qualidade já pode começar assinar o seu atestado de óbito antecipado. Eu calculo se algo não for feito para salvar a Amazônia, Pará e Mato Grosso, poderemos presenciar o maior genocídio do planeta, o câncer, adoecimento mental, pulmonar e outras enfermidades por consequência dos agrotóxicos, dos mercúrios e intoxicação por fumaças. O resultado trágico será num prazo de 18 - 20 anos, a população com baixa imunidade estarão sujeitos as pandemias, a depressão severa e ser devorada pelo câncer. Os profissionais de saúde nada poderão fazer, apenas ver a população sendo exterminada, morrendo-a...
Os cemitérios não terão vagas para sepultar as vítimas, teria que abrir valas coletivas.

Parque Chapada dos Guimarães MT em chama ardente

O que muitos não sabem é que parte do Amazônia já foi vendida para empresas internacionais. Outra parte tem sido usado para exploração de minérios, madeira, pastagens, plantio da soja e do milho. Diversos fazendeiros pecuaristas têm invadidos terras indígenas para transformar num agronegócio lucrativo.. Alguns índios estão a favor da legalização da mineração nas reservas, mas esquecem a legalização poderá levar o extermínios da população indígenas.

Bobo da corte do agronegócio Foto: Deutsche Welle

Segundo Bolsonaro legalizar a mineração no país geraria milhões para o governo e não haveria prejuízos para o meio ambiente. Será? Quanto vale a sua vida? Será que Bolsonaro quer limpar as capitais enviando os milhões de desempregados para explorarem ouro no Mato Grosso, no Pará e no Amazônia para mostrar para o mundo que está tudo bem no Brasil? No passado já foi feito isso, poderá repetir o cenário.


O jogo político de Bolsonaro é alinear a população com as suas ideologias. Ele argumenta que é vítima dos opositores e prega que ser o grande protetor do ecossistema, o guru ambiental. Ele exige que o povo vá para as ruas defender o seu governo.


Em 2019 está sendo um número maior em 11 anos onde sete guardiões da florestas e dezenas ficaram feridos por defender a biodiversidade onde os seus ancestrais viveram.
As atitudes e ações de alguns políticos brasileiros faz que o Brasil perde credibilidade internacional, pois o país caminha para um grande colapso socioeconômico. Pouquíssimo políticos brasileiros estão agindo para defender e proteger a biodiversidade. A alternativa seria apelo internacional. Seria boicotar os produtos brasileiros? Que punição seria melhor para cutucar o presidente Jair Bolsonaro? Algo precisa ser feito com urgência...



A tão esperada inovações cyber-nanotecnologia pode tornar um pesadelo para os despreparados. Como o Brasil vai evoluir se não investe na educação, na saúde e bem-estar da população? Tudo que é prioridade foi bloqueado ou eliminado. Único que não foi eliminado foram a aplicação dos agrotóxicos nas lavouras.
Para agravar mais a situação as crianças da pré-escola e ensino médio repetem a todo momento as palavras e gestos inadequadas e impróprias do presidente Jair Bolsonaro, modelo e espelho do Brasil. As palavras imbecil útil, idiotas, porra e gestos de atiradores tomaram conta das escolas. Os colegas chamam outros colegas de imbecil, porra e não pelo nome e aumentaram o desejo de assistirem filmes de ações violentas e sangrentas. O presidente tem censurado muitas coisas, exceto suas palavras pejorativas que são ditas a todos os momentos. Onde estão as famílias? Onde estão os Conselhos Tutelares que não manifestam contra as atitudes do presidente Jair Bolsonaro? Infelizmente a maioria das famílias acham o máximo a atitude do presidente e trata como herói. Qual seria o futuro dos nossos jovens?

Crédito: Reprodução/Twitter

Foto: Reprodução Globo/TV Globo

Infelizmente, o povo brasileiro alienado aplaude a ação de Bolsonaro. Temos o pior presidente do mundo  e pior ministro da educação (Abraham Weintraub) que causam vergonha para o país.


Se o Brasil desenvolver a 4ª Revolução Industrial seria um país fantasma porque parte da população estaria desaparecida. A minoria gozaria do progresso industrial se continuar com tais projetos perigosos e exterminadores de vidas.
A população brasileira já está doente e muitos não sabem que já fazem parte das estatísticas do quadro de intoxicação por envenenamento por cloro, flúor, mercúrio, agrotóxicos nos alimentos e outros metais considerados perigosos a saúde quando há excesso no organismo.
Que Brazil é este!








Autora: Iney Lúcia

A minha saudação a todos!

_________________

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/07/22/governo-aprova-registro-de-mais-51-agrotoxicos-totalizando-262-no-ano.ghtml

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2019/09/globo-rural-ministerio-da-agricultura-publica-registro-de-63-defensivos-agricolas.html

Agrotóxicos: salvação ou tragédia? https://youtu.be/-NGjCEBw0kY

Acre decreta estado de emergência - queimada: 
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/acre-decreta-estado-de-emergencia-por-incendios-em-florestas,0086bca621f4a016c667acd7f8c2779fnzgtldl0.html

As biodiversidades e os nativos brasileiros poderão ser extintos: 
https://youtu.be/3VzJ85cnfFA

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/animais-carbonizados-e-silencio-no-lugar-do-verde-e-som-de-passaros-biologo-descreve-cenario-apocaliptico-apos-queimadas,8c5bc96ed6498456fe4d8f7e48accb7cku0ngvpe.html

Cacique kaiapó Roani Metuktire - Xingu - MT: 
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/09/29/acho-que-ele-nunca-conheceu-a-minha-luta-diz-cacique-raoni-sobre-bolsonaro.ghtml

Desemprego, aumento da pobreza e dobrou o número de família miseráveis no Brasil:
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/desemprego-que-nao-cai-informalidade-e-desanimo-recessao-dos-pobres-e-mais-longa-que-a-dos-a-ricos,1bc6f901e1eb999cc3060cc87d655eaft9d4l9pp.html

Entrevista brilhante de Paulo Coelho referente a política atual no Brasil:
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/paulo-coelho-vou-perder-leitores-mas-criticar-bolsonaro-e-compromisso-historico,0906a75583d378de949c06404960985fkdxyim7e.html

Fim da fabricação de remédios para o Sistema Único da Saúde (SUS): 
https://istoe.com.br/sus-com-menos-remedios/

Jair Bolsonaro portador de incontinência verbal e logorreia adora usar frases pejorativa nos seus discursos e para atacar as oposições: 
https://istoe.com.br/falta-alguem-para-dizer-verdades-a-bolsonaro/

Incentivo a violência e ao terrorismo: criança brasileira usar arma de fogo para matar: 
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/10/11/crianca-com-farda-da-pm-mostra-arma-de-brinquedo-no-colo-de-bolsonaro-durante-formatura-militar-em-sp.ghtml

Invasão e loteamento das terras indígenas em Rondônia: 
https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2019/08/12/terras-indigenas-sao-alvo-de-invasoes-e-loteamento-em-rondonia.ghtml

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/12/12/terra-indigena-mais-desmatada-da-amazonia-tem-94percent-de-area-declarada-por-grileiros-no-pa-aponta-greenpeace.ghtml

Covid-19 chegou nas aldeias indígenas:
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/07/02/brasil-tem-mais-de-103-mil-casos-confirmados-de-coronavirus-entre-indigenas-dizem-entidades.ghtml

Noruega suspende 300 milhões de coroa norueguesa:
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/meio-ambiente/noruega-suspende-repasse-de-r-133-mi-para-o-fundo-amazonia,8475ea74fec9802e7d0f7cdf511d80e5xkk6a1qd.html

O Exército brasileiro está sem comida:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/08/16/exercito-vai-entrar-meio-expediente-diz-bolsonaro-sobre-falta-de-dinheiro-no-governo.ghtml

O presidente brasileiro Bolsonaro insulta a Alemanha:
https://oglobo.globo.com/sociedade/pega-essa-grana-refloreste-alemanha-ta-ok-diz-bolsonaro-em-recado-angela-merkel-23877808

Parque Chapada dos Guimarães em chama incontrolável:
https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/08/23/brigadistas-tentam-apagar-incendio-proximo-ao-parque-nacional-de-chapada-dos-guimaraes-mt.ghtml

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/09/09/queimada-no-parque-nacional-da-chapada-dos-guimaraes-mt-atinge-pontos-turisticos-e-fumaca-deixa-vias-intrafegaveis.ghtml

Pesquisa comprova que não existe dose segura de agrotóxico: 
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/pesquisa-indica-que-nao-ha-dose-segura-de-agrotoxico,4ef86af31e384f5a08d7b47eaf653c8efszupch5.html

Queimadas no pantanal MT e MS aumentaram em 2019: 
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/queimadas-crescem-334-no-ano-no-pantanal-em-relacao-a-2018,dd32e2349bb01fa8bd9bbb2772cba9999z5hnw72.html

Regiões afetadas por queimadas terão aumento de mortalidade:
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/regiao-afetada-por-queimadas-tera-aumento-de-mortalidade,d83dfb225b6e5b236769dc009d99f813fhamvad8.html

Vazamento de óleo na costa brasileira após a queimada contamina a água e destrói o meio ambiente:
https://www.terra.com.br/noticias/se-bolsonaro-acha-que-o-brasil-esta-sob-ataque-terrorista-o-que-ele-esta-fazendo-fora-do-pais-questiona-greenpeace,4215fae50f617b047b78e3d47bb7ac7djy3ui1uj.html

União de 14 etnias indígenas para combater a estratégia de Jair Bolsonaro de legalizar a mineração:
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/indios-se-aliam-a-antigos-inimigos-contra-planos-de-bolsonaro-na-amazonia,529463cbb9f22721c40196372b84bd23z3rw8ad5.html

_____________________


Livros indicados para leitura:

Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. Autora: Flávia Londres.

Dangerous grains: Autor: James Braly.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As preciosas e belas bonecas negras

Constelação familiar na Era capitalista

Guardiões do Tempo-espaço