Cultura afrodescendente no Brasil


A diversidade do continente africano 

O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população. 

Aregião nortesaariana, manteve, ao longo da história, contatos forçados e espontâneos com povosfenícios, turcos, árabes, romanos, gregos e do extremo oriente. Ela é situada numa área árida, logo acima doDeserto do Saara, e é composta por países como Egito, Marrocos, Tunísia, Líbia e Argélia. Vivem nessa porção de terras cerca de30% da população do continente,e a maioria desses habitantes cultua oislamismo, seguida por uma minoria cristã e politeísta. Antes de entendermos a diversidade cultural da África subsaariana, devemos desfazer um preconceito que muitos carregam consigo sobre a porção sul do continente.A miséria, a fome, as doenças e adesigualdade socialnão fazem parte da história antiga da África.  

 A África subsaariana é compostapor povos de várias etnias diferentesque levavam um modo de vida tribal. Dentre as várias etnias, destacamos os povos bantos, nagô, sudanês, nigeriano, angolano e Jeje, trazidos para o Brasil durante oPeríodo Colonial. Era comum a guerra entre as tribos, e essas cultuavam diferentes religiões com uma matriz parecida, baseada noculto aos deuses, ancestrais e a natureza. Atualmente, a África é formada por 54 países, onde vive mais de 1 bilhão de pessoas, que falam cerca de 1200 língua.  Há uma grande parcela da população do sul da África que mantém as suas raízes e cultua as religiões tradicionais, mas também há um número expressivo de muçulmanos e cristãos vivendo na região, o que causaconflitos religiososoriundos do preconceito e daintolerância, sobretudo por parte dos cristãos e muçulmanos.  

Vídeo: Racismo e preconceito, não! https://youtu.be/v7kaB4ARxP4 e https://youtu.be/u3Yvyurymac 





Tradições culturais da África 

Dentre as tradições culturais, podemos destacar algumas como mais marcantes e disseminadas.  

  

·         Hábitos e costumes 


Egungun - wikipedia

Dentre ospovos do nortedo continente, destacam-se os hábitos ecostumes tradicionalmente islâmicos, a prevalência do uso do véu para as mulheres muçulmanas e a instituição de um modelo patriarcal de família, baseado nos costumes do islamismo. Já ospovos do sultêm umaculturamais vastae, consequentemente, mais diversificada.  


·         Artes plásticas 

Os povos africanos do Sul desenvolveram diversasformas artísticas ligadas, principalmente,às suas religiões. Trata-se de artefatos, como máscaras, trançados de corda, estatuetas e outros, esculpidos em madeira, pedra ou confeccionados com tecidos. O simbolismo dessas formas artísticas remete às divindades ou a elementos do cotidiano e têm significados diferentes para cada povo,representando o sagrado,o profano ou ações que fazem parte da cultura, como a guerra e a coleta de alimentos. 

 

Ibeji - Autor desconhecido Fonte: Pinterest

As máscaras são elementos da cultura africana que unem as artes plásticas e a religiosidade. Asesculturasem marfimdos povos Bakongo evidenciam a tradicional caça de elefantes. As presas desses animais são feitas de um material denso e calcificado, o marfim, e eram utilizadas para fazer esculturas e adornos, como colares. Os povos que habitavam as regiões deSavanaconheciam ametalurgia, fundindo metais para fabricararmas de caça e de guerra, além deartefatos de decoração. 

 

·         Músicae dança 

Amúsicae adançafazem parte das culturas tribais africanas. Embaladas por um ritmo marcado porinstrumentos de percussão, as danças africanas geralmente têmritmo e compasso rápidos, o que permite variações e movimentos diferentes. Ambas as artes, muitas vezes, possuemconotações religiosas. A música e a dança também são utilizadas nas tribos emcomemorações e festivais. Alguns ritmos de origem africana são acapoeira(uma mistura de arte marcial com dança), obatuque, olundue ococo.   

Instrumentos típicos da cultura africana para a composição da música: 

Atabaque: um instrumento de percussão fabricado com madeira e couro de animais. É utilizado hoje na capoeira, no samba, no axé e no maracatu, entre outros ritmos. 


·    Berimbau: instrumento de origem angolana composto por um arco de madeira, uma corda de arame e uma caixa de cabaça, que amplifica o som que resulta da vibração da corda. O berimbau é tocado com uma vareta, feita de algum graveto de madeira resistente. Em Angola, o berimbau é conhecido comom’bolumbumba. O instrumento é utilizado, desde a sua criação, na capoeira, para produzir os sons típicos que entoam a dança dos capoeiristas. 

·   Agogô: é um instrumento de metal que possui duas ou mais campânulas de metal e de tamanhos diferentes, presas por uma haste. 

·     Afoxé: é uma espécie de chocalho feito com uma cabaça e uma rede trançada com linhas e sementes. A rede cobre a cabaça, mas fica solta, de modo a permitir um atrito entre as sementes e a cabaça quando movimentadas. 

·  Gastronomia: Baião-de-dois, chouriço doce ou com sal, farofa de dendê, farofa doce, farofa de gandu, farofa com cachaça, buchada de bode, vatapá, mungunzá, acarajé, refogado de oriri, caruru/bredo, beldroega, trapoeraba, almeirão roxo, serralha, caruri, urtiga, picão africano, acácia-branca, morumbu, cara orelha, taioba, inhame, beldroega, mamão verde, bucha bem verdinho, batata torrada de capim tiririca, palma, palmito e coração de bananeira. Também comiam sementes de cumaru, buriti, babaçu, bocauba, cedro e mascavam fumo, folha de tamarindo e azedinha. 

Leia também:Patrimônio histórico cultural: legado cultural e científico de uma sociedade 

 

Cultura afrodescendente no Brasil 

 

 A cultura africana chegou às terras brasileiras no século XVI e XIX e mantem viva espalhada em toda a América. Osnavios negreirosou tumbeiroscarregavam pessoas de várias etnias africanas, o que permitiu a pluralidade cultural de origem africana no Brasil. Com a fusão entre a cultura africana e os vários elementos dacultura indígenae europeia, nasceu no país uma cultura muito vasta.  

 

·         Candomblé e umbanda 

São religiões originalmente brasileiras, mas que surgiram com base em elementos religiosos africanos. O candomblé consiste no culto aos orixás da cultura yorùbá e outros deuses africanos, enquanto a umbanda é uma forma sincrética entre o candomblé, o catolicismo e o espiritismo kardecista. A umbanda foi criada por um kardecista Zélio Fernandino de Moraes, incorporou algumas tradições da cultura africana, indígenas americanas e europeia, e acrescentou conhecimentos doutrinários espíritas. 

 

religiões afro-brasileiras – Bahia  

Foto: autor desconhecido Fonte: internet 


Oya Autor: Felipe Caprini

 

·         Culinária 

Nossa culinária é repleta depratos e ingredientes originários da cultura africanaou criados por africanos no Brasil. Podemos listar o acarajé, o vatapá, o abará e o caruru. Apesar da crença comum de que afeijoadatem sua raiz na cultura dos africanos escravizados no Brasil. O historiador Carlos Alberto Dória aponta que a feijoada como conhecemos hoje foicriada em restaurantes brasileiros no século XIXe tem sua origem no “feijão gordo”, que consiste no feijão cozido com carne seca. 

 

·         Dança 

Temos hoje diversas danças brasileiras que foram trazidas por africanos. Tais como acapoeira, que é também uma arte marcial utilizada como defesa dos escravos fugitivos contra os capitães do mato; osamba;oaxé,dança originária do ritmo afoxé que tem origem nas tradicionais danças religiosas); ococo;e omaracatu. 

Brincadeira – Roda africana: https://youtu.be/QjlmRDk9ktI 

Tum, tumtum do tambor: https://youtu.be/-BZT-E5VZWk 

Capoeira: https://youtu.be/NzulQ6knoD0 

Capoeira regional kidshttps://youtu.be/Oa2A0ggvXMU 

https://youtu.be/FWgqB84-_o0 

 Autora: Iney Lúcia (Raina Yashira)


Bibliografia

História Geral da África vol. IV – África do século XII ao XVI/ editado por Djibril Tamsir Niane. – 2 ed. rev. - - Brasília: UNESCO, 2010, p. 10, 133 – 210.

A matriz africana no mundo. Elisa Larkin Nascimento [org.]. – São Paulo: Selo Negro, 2008, p. 36 (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira, 1).

COTRIM, Gilberto. Históriar 7º ano, ensino fundamental. 3 ed. – São Paulo: Saraiva, 2018, p. 88 – 105.

https://brasilescola.uol.com.br/cultura/cultura-africana.htm Acesso: 17/out./2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As preciosas e belas bonecas negras

Constelação familiar na Era capitalista

Guardiões do Tempo-espaço