Zumbi dos Palmares vive: luta pela igualdade social e resistência contra preconceito



Francisco conhecido como Zumbi, último líder dos Palmares, foi adotado por sacerdote Antônio Mello. Desde cedo atuou como coroinha, aprendeu o idioma português europeu, latim, sabia ler, escrever e fazer cálculo. Zumbi ficou órfão, pois os seus pais morreram num combate conflituoso, mas os seus ancestrais estavam livres morando no povoado Angola Janga que mais tarde tornou grande reinado congolês Quilombo dos palmares. Ele estava bem informado sobre o povoado e dos constantes conflitos. O seu maior desejo era libertar todos os negros da escravidão e levar a luz do conhecimento. 
A Serra da Barriga - Alagoas era cercada de palmeiras e morro de difícil acesso. O povoado era composto de negros africanos e afro-brasileiros fugitivos que tinham sede de viver livres, cultuar os seus deuses, plantarem os seus próprios alimentos e tornar felizes. 
O povoado Quilombo dos Palmares conseguiu ficar livre por dezenas de anos, apesar do povoado ter sido atacado diversas vezes por 24 anos.
Zumbi, o iluminado e justo fugiu da capela que morava e foi buscar abrigo no Quilombo dos Palmares onde Ganga Zumba congolês liderava o povoado com aproximadamente 27.070 habitantes.
Zumbi criou uma escola para ensinar os jovens a ler, escrever e instrui-los para um futuro melhor. No povoado não havia papel e nem máquina fotográfica para registrar os eventos e sua história. A instrução do ensino era feita no chão por galho de árvore e oralmente. 
A foto de Zumbi foi descrita pelos sobreviventes do genocídio e pelo registro que havia na capela onde viveu livre e foi tratado como ser humano inferior, porém portador de inteligência de grau elevada, confirmado pelo seu padrinho Pe Antônio de Mello.
Francisco, existiu e tornou líder de sangue angolano no Quilombo após a morte de Ganga Zumba e foi morto de forma cruel. Seu corpo foi esquartejado e pendurado nas árvores onde havia estrada principal e a sua cabeça foi colocada numa praça enfrente de uma Basílica católica de Recife para que todos que por ali passassem pudessem ver e relatar o fato como ato herói de Jorge Velho e Bernardo Vieira, os exterminadores do povoado. Milhares de homens bem armados com bombas, canhões e outras armas de fogo importadas numa madrugada pegaram de surpresa. Após o genocídio, destruíram todas as casas e plantações em 22 dias.
Zumbi foi considerado na época um rebelde e perigoso que estimulava fuga de escravos. Os próprios exterminadores confessaram que executaram o líder Zumbi no dia 20 de novembro 1695.
Existiram outros Zumbis que lideraram o Quilombo do Palmares?
Não há nenhum relato de existências de outros líderes com o título de Zumbi. Ele foi uno, imortal, está presente na memória dos seus ancestrais como símbolo histórico de resistência à escravidão.
Zumbí é herói? Considero Francisco e o povoado de Palmares representaram um grande símbolo da resistência e da liberdade de um povo escravizado. 
É verdade que no Quilombo do Palmares existiu escravidão? Todas as pessoas de pele branca, principalmente os jagunços, capangas e capitão da mata quando capturados eram escravizados e castigados de forma violentos, mas isso era raro. A captura era para demonstrar que a escravidão e os mal tratos eram ruins tanto para os negros quanto para os brancos.


No povoado o líder tinha que ser rígido, criar regras para haver organização e os desobedientes recebiam punições de acordo com a gravidade.
A sociedade europeia considera os nativos como selvagens, preguiçosos e traiçoeiros, enquanto os negros e seus descendentes eram inferiores, servos do diabo, fedorentos e de consciência preta/negra por considerarem irracional. Criança, filha de pai pele clara com uma mãe negra foi titulada de MULATA que significa MULA, animal irracional.
A princesa assinou abolição da escravatura porque foi pressionada pelos ingleses no dia 13 de maio de 1888, mas a escravidão continuou de forma oculta por vários anos e Mato Grosso foi o último abolir a escravidão. Sabemos que no final do século XIX havia diversos trabalhos escravos no interior de MT (garimpo, extração de látex, desmatamento, na agricultura, trabalho doméstico...).
Qual seria a data para ser lembrado como importante, 13 de maio ou 20 de novembro? Dia 20 de novembro é uma data que ocorreu o maior genocídio de negros africanos e afro-brasileiros. 
Cerca de 27 mil pessoas incluindo crianças, jovens, grávidas e idosos foram massacradas. Alguns conseguiram fugir, mas foram capturados e comercializados nos principais mercados. Outros conseguiram refúgios em outros quilombos e aldeia indígenas após meses de fuga. 
Dia 20 de novembro foi um marco importante de resistência à escravidão, reflexão, movimento em busca de uma Lei justa, igualdade social e combater o preconceito. Apesar de algumas conquistas, existem os conservadores tradicionais que tentam barrar e bloquear o que foi conquistado. 
Os educadores têm papeis fundamentais na sociedade para demonstrarem a verdadeira história africana, afro-brasileira e povo nativo, divulgar a cultura afro-brasileira e a valorização da identidade pessoal.



O racismo e o preconceito são enormes no Brasil, as pessoas afro-brasileira e afrodescendentes acabam rejeitando a sua verdadeira identidade, alisando o cabelo e usando coisas que não identifica com ela.

Autora: Iney Lúcia 

Referência bibliográfica

A matriz africana no mundo. Elisa Larkin Nascimento [org.] -  São Paulo: Selo Negri, 2008, p. 36 (Sakofa: matrizes africanas da cultura brasileira, 1).

COTRIM, Gilberto. Historiar 7º ano, ensino fundamental. 3 ed. - São Paulo: Saraiva, 2018, p. 88 - 105.

História Geral da África, vol. IV - África do século XII ao XVI/editado por Djibril Tamsir Niane - 2 ed. rev. - Brasília: UNESCO, 2010, p. 10, 133 - 210.

https://brasilescola.uol.com.br/cultura/cultura-africana.htm Acesso: 17/out./2020.


https://www.todamateria.com.br/escravidao-no-brasil/ Acesso: 20/out./2020.

Sugestão para ampliar conhecimento




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As preciosas e belas bonecas negras

Constelação familiar na Era capitalista

Guardiões do Tempo-espaço